Parque Temático Mundo a Vapor em Canela!

Parque Temático Mundo a Vapor em Canela!
História
O impacto dramático causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva  cruzou  desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e  ficou pendurada a 12 metros de altura, é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor, localizado na rodovia Canela-Gramado. Nos meses de Janeiro, Julho e Dezembro, aberto todos os dias, das 9h e 15min até às 17h. Nos demais meses o mesmo horário e somente nas quartas-feiras que estamos fechado, então se programe e venha nos visitar. O Mundo a Vapor é um parque temático com 25 anos de tradição, que está sempre se renovando para oferecer cada vez mais atrativos aos nossos visitantes. Composto de mais de 20 atrações, o parque conta com monitores ao longo do percurso e explicações didáticas e bem humoradas sobre o funcionamento das réplicas, todas em movimento, construídas em proporções exatas e mantidas em funcionamento. Grupos escolares e excursões terão à sua frente um universo em movimento e em detalhes perfeitos, para aprender com dinamismo sobre o crescimento e desenvolvimento de indústrias e a cultura do Brasil. Um parque cheio de aprendizado e cultura, o Mundo a Vapor destaca-se por ser atrativo, chamar a atenção das crianças e adultos ao mesmo tempo que cumpre objetivos pedagógicos. Conta ainda com brincadeiras e atrações divertidas, como o passeio de trenzinho no exterior do parque.

Algumas das Atrações

Inspirados pelas máquinas a vapor, a família Urbani, construirão réplicas perfeitas de locomotivas que chegam a pesar mais de 10 toneladas. Além das locomotivas, Omar e seu irmão Benito, fizeram outras réplicas:

Olaria – onde é fabricado cerca de 300 telhas e tijolos, que cabem na pontinha do dedo. Essa réplica é de 1910, Paris.

Pedreira – pedreiros utilizavam essa máquina de 1885, para a extirpação das rochas, e também utilizavam ferramentas forjadas manualmente para fazer esse trabalho.

Usina Termelétrica – com essa miniatura, você entenderá, o funcionamento da energia. O carvão queima dentro da caldeira, gerando o vapor que impulsiona a turbina que move o gerador, produzindo assim a energia.

Usina Hidrelétrica – foi instalada entre Gramado e Canela em 1956. Era responsável pela reprodução da barragem local, onde a água formava um lago que escoava por um grande tubo, chamado de conduto forçado, com uma forte inclinação. A energia produzida por hidrelétricas corresponde a mais de 70% da produção de energia do Brasil.

Fábrica de Papel – de 1939 é a menor fábrica do mundo. Alimentada com água e lenha, produz o papel. O processo da produção do papel inicia-se com a madeira que é moída com água, que da origem a uma pasta base para a fabricação do papel, em seguida a pasta passa para um tanque de massa, onde é adicionada água, corante e papel reciclado moído, depois é bombeada para uma tela que ira dar andamento no processo de produção do papel. O sistema de vácuo elimina 50% da água contida na folha, depois o papel é prensado entre 8 cilindros definindo a sua espessura, por último a secagem em 10 cilindros aquecidos a 120°C com o vapor gerado na caldeira.

Fábrica de Erva Mate – com seis pilões movimentado por uma roda d’água, serve para moer folhas e talos da erva-mate. Para aproveitar a força da roda d’água, um gerador é movido para gerar energia. Assim inicia a colheita e seleção das folhas, depois passa pelo processo de desidratação, deixando as folhas expostas a um braseiro, ou pela estufa, recebendo o calor do sol. Depois as folhas ficam no cocho (tronco de árvore cavado), onde pilões de forma ordenada vão moer as folhas que foram desidratadas até chegar ao ponto certo para fazer o chimarrão, bebida típica dos gaúchos.

Passeando entre as réplicas de miniaturas do mundo a vapor, outras máquinas estão expostas em cenários ricos em detalhes, serraria a vapor, trator a vapor, rolo compressor, ferraria, força animal, força humana, moinho de pedra, usina eólica.

Entre as atrações, estão expostas no Mundo a vapor, telefone de discar antigos, máquina de costura singer, com a base em madeira e pedal, relógio a vapor que anuncia as horas cheias, acessórios e pecas de roupas de época.

As crianças irão se divertir na locomotiva Pacific 1925, da estrada de ferro Sorocabana. Essa réplica foi fabricada pelo Sr. Edmar Mamini no Mundo a Vapor. Demorou 3 anos para ser construída.

mundo-a-vapor

Mundo a vapor

Mundo a vapor

Mundo a vapor

 Parque Temático Mundo a Vapor em Canela!
Informações:
Rodovia Canela – Gramado
54 3282 1125
mundo@mundoavapor.com.br