O Quatrilho: um passeio pelo local que inspirou o filme de sucesso mundial

O filme O Quatrilho, lançado em 1995, fez tanto sucesso que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Glória Pires, Patrícia Pilar e Gianfrancesco Guarnieri são alguns dos grandes nomes que atuaram no longa. Dirigido por Fábio Barreto, foi inspirado no livro homônimo de José Clemente Pozenato.

o quatrilho (1)

Casais protagonistas: Alexandre Paternost e Patrícia Pillar são Teresa e Angelo. Glória Pires e Bruno Campos são Pierina e Massimo. (Foto: Divulgação)

A história contada no livro, e no filme, se passa em 1910. É sobre dois casais muito amigos que se unem para viver na mesma casa, numa comunidade rural gaúcha. Com o tempo, a mulher de um se interessa pelo marido da outra, é correspondida, e é aí que os conflitos começam a aparecer.

Hoje, o local que serviu de inspiração para esta história pode ser visitado em um tour pelas Comunidades do Tigre e Tapera, perto de Gramado. O turista é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. Uma das visitas acontece na propriedade da Família Lazaretti, onde é possível ver a fabricação de vinho colonial e da graspa, bebida alcoólica de origem italiana, além de degustá-las.

casa

Um dos destinos do tour é esta casa, que serviu de cenário para o filme

Na casa da Família Grins, onde viveram os protagonistas da história do livro, o turista ouve a história dos próprios descendentes, e ainda conhece os moinhos, a igreja e um cemitério. Por fim, na casa da Família Ramm, há um farto e saboroso café colonial típico alemão à disposição de todos, com muita música comandada por sanfoneiros.

Princesinha

A charmosa Princesinha é o veículo que leva os turistas até o passeio.

O passeio acontece três vezes por semana, às terças, às quartas e aos sábados, com saída de Gramado às 14h, e retorno previsto para às 18h. Garanta já a sua vaga!

compre