No Dia dos Animais, um passeio pelo Gramado Zoo

Em todo o Brasil, o Dia dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data, escolhida pela Igreja Católica, faz referência a São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia e protetor dos animais, que teria nascido nesse dia, no ano de 1.182. São Francisco ficou conhecido por se dedicar aos animais e cuidar deles com muito carinho. Tanto é assim que todo ano, no dia 4 de outubro, algumas igrejas até realizam missas especiais, onde os tutores podem levar seus bichinhos para receberem uma bênção especial.

A preocupação com o bem-estar dos animais é um dever de todos. Em Gramado, não é diferente, e existe até um espaço que reúne esse conceito aliado ao turismo, tudo de forma lúdica, clara e consciente: o Gramado Zoo.

zoo3

Um zoológico que é muito mais do que um simples zoológico: é um espaço que cuida e preserva os animais. Pra começar, não tem jaulas (e sim telas, vidros reforçados e enormes viveiros de imersão que reproduzem, com fidelidade, o habitat de cada espécie), o que garante mais liberdade aos bichos. O passeio para o turista também é diferente. Ele percorre uma trilha, com quase dois quilômetros de extensão, e vai sendo orientado por placas ilustrativas de fácil leitura. Monitores bem treinados ajudam a tirar as dúvidas e transformar o passeio em um dia de diversão e conhecimento.

zoo6

Para as crianças, é diversão garantida. Diversão e aprendizado! Hoje o Gramado Zoo tem cerca de 1.500 animais, todos da fauna brasileira. Algumas espécies, inclusive, correm o risco de extinção e recebem um cuidado especial para reprodução e pesquisa. O trabalho é feito por veterinários, biólogos e educadores ambientais.

zoo2

O passeio é uma verdadeira aula e é válido para toda a família. O Gramado Zoo fica a sete quilômetros do centro da cidade, no km 35 da RS-115, a apenas 700 metros do pórtico da entrada de Gramado.

SERVIÇO

O parque funciona diariamente, inclusive aos domingos e feriados, entre 9h e 18h30. Os ingressos custam R$60, sendo que menores de 15 anos e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.