Dia do Gaúcho: data é comemorada com muita festa em Gramado

No dia 20 de setembro, o Rio Grande do Sul comemora o Dia do Gaúcho. A data foi escolhida para marcar, e homenagear, um dos episódios mais importantes da história do estado: a Revolução Farroupilha.

farroupilha

Essa Revolução, também conhecida como Guerra dos Farrapos, teve início no dia 20 de setembro de 1835 e durou praticamente dez anos, tendo acabado em março de 1845. O motivo da Revolta foi a insatisfação dos gaúchos com o Governo Imperial da época. Nomes como Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi ficaram conhecidos durante o conflito.

Em 2003, a Rede Globo exibiu a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, que teve a Revolução como cenário. Os atores Werner Schünemann, Thiago Lacerda e Giovanna Antonelli deram vida a personagens reais, como Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi. A obra foi escrita por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, tendo como livre inspiração o romance homônimo da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski.

rede globo

Giovanna Antonelli e Thiago Lacerda interpretaram Anita e Giuseppe Garibaldi na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, em 2003.

Desde então, toda a história da Revolução Farroupilha é tratada com orgulho pelos gaúchos, como um símbolo da representatividade do estado. Tanto é assim que o Dia do Gaúcho é feriado em todas as cidades do Rio Grande do Sul, e as comemorações geralmente duram uma semana, entre os dias 14 e 20 de setembro, chamada de Semana Farroupilha.

diadogaucho

A festa é celebrada por todo o estado com muita dança, músicas típicas e apresentações culturais. Gramado, como um dos principais destinos turísticos do país, não poderia ficar de fora e também preparou uma programação especial. Moradores e turistas podem conferir diversas atrações. A expectativa é reunir mais de 20 mil visitantes durante todo o evento.

Confira a programação desta quarta, 20 de setembro:

10h30: Oficia de chimarrão e degustação da bebiba

11h30: Oficina gastronômica

12h30: Apresentação musical do Ataliba e grupo

14h30: Apresentação artística com o Grupo Pura Energia

16h: Coreografias do grupo adulto do CTG Tiarayú e Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul

18h: Desfile dos Cavalarianos (com saída do CTG Manotaço até o Galpão da Hospitalidade)

19h: Saída da Chama Crioula para o CTG Manotaço

20h: Show de encerramento com o Grupo Mas Bah!

 

As atrações acontecem no Galpão da Hospitalidade, na Praça das Etnias.