topo_cidade

Conheça Gramado

Gramado tem atração o ano todo. Quem conhece, quer logo voltar. Até porque tem tanta coisa pra fazer que uma visita apenas não é suficiente.

A história de Gramado começou em 1873, quando imigrantes portugueses, alemães e italianos vieram de Caxias do Sul. Foi justamente essa mistura de estilos e costumes europeus e gaúchos que transformou a cidade na maneira como a conhecemos hoje. A emancipação política veio só em 1956, e desde então, o fluxo de turistas aumenta a cada ano. Para se ter uma ideia, Gramado é o terceiro destino turístico mais procurado do Brasil.

Quem visita Gramado se encanta por suas ruas floridas, arquitetura especial e hospitalidade cordial dos cerca de 35 mil habitantes. Aqui, as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. O romantismo do outono, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade simplesmente surpreendente!

Além disso, contamos com a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul: dois grandes centros de feiras e eventos, uma ampla rede hoteleira e uma rede gastronômica que garante um atendimento simultâneo de 15 mil pessoas.

Compras? Gramado é um shopping a céu aberto! É impossível não levar os produtos que têm a cara da cidade, como os chocolates caseiros, as malhas, os móveis, o artesanato, o couro e demais produtos coloniais.

As atrações típicas são inesquecíveis, como o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos no mundo, que encanta com shows de fogos, som e luzes, além dos emocionantes desfiles.

O Festival de Cinema de Gramado é o maior evento cinematográfico do país, reunindo artistas, produtores, diretores e jornalistas do Brasil e da América Latina, em uma semana de muito charme e glamour.

Se você é um grande apreciador dos costumes europeus, Gramado também é uma excelente oportunidade para ver de perto a cultura típica alemã e italiana durante as festividades da Festa da Colônia. São dias de muita música, danças, jogos e culinária típica.

Isso sem falar nas paisagens ainda inexploradas, compostas por vales, rios e cachoeiras, onde cada recanto conta um pouco da história de nossa cidade, preservada pelos descendentes dos colonizadores.

Em resumo, Gramado é um lugar pra lá de especial. Se você ainda não conhece, venha nos fazer uma visita. Se você já conheceu, volte pra conferir as novidades. Gramado recebe a todos de braços abertos!

Gramado é inesquecível por
tudo isso e por muito mais.

voce_sabia

A área onde hoje está situada Gramado servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da serra no final do século 19. Quando chegavam ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes, encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este “gramado”, segundo alguns, foi o responsável pelo batismo da cidade.